segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Padronização dos ônibus de João Pessoa

João Pessoa, atualmente conta com 90 linhas de ônibus e cerca de 545 ônibus dividido nas seis empresas que prestam serviço na cidade.
Hoje é com muito orgulho que vai ao ar, uma postagem ESPECIAL, mas dessa vez ficticia.
A postagem trata-se de um layout elaborado por mim, como uma sugestão para a Padronização dos ônibus de João Pessoa.

SET - Sistema Estrutural de Transporte.


SET Radial : Ônibus que levam os passageiros do Bairro para o Centro da Cidade. 

Modelos dos ônibus : Padrões, Trucados e Articulados.
Linhas : 101, 102, 103, 104, 105, 106, 107, 109, 110,114, 115, 116, 118, 120, 201, 202, 203, 204, 207, 208, 209, 301, 302, 303, 304, 401, 402, 503, 504, 505, 506, 507, 509, 510, 511, 512, 513, 514, 516, 517, 520, 601, 602, 603, 604, 701, A101, 507A







SET Perimentral : Ônibus que levam os passageiros do Bairro, passa pelos principais corredores da Cidade.
Modelos dos ônibus : Alongados, Trucados e Articulados.
Linhas : 2514/5206, 2515/5210, 2307/3207, 1519/5120, 3507/5307, 2501/5201, 5600, 5603, 5605, 1502





SET Estrutural : Ônibus que cortam a cidade passando por diversos bairros,sem ir ao centro.
Modelos dos ônibus : Trucados e Articulados.
Linhas : 1500, 5100, 2300, 3200, 1510, 5110, 1001




SET Alimentador : Ônibus que circulam no interior dos bairros e levam os usuários para o Terminal mais próximo.

Modelos dos ônibus : Padrões, Micros e Micrões.
Linhas : I002, I004, I006, I007, I008, I009, I012, A002, 002, 003, 113.






SET Opcional : Ônibus equipados com ar-condicionado, realizam menos paradas durante o trajeto e que transitam com pintura diferenciada. O valor cobrado pelo serviço seria superior à dos convencionais. 

Modelos dos ônibus : Micros e Micrões.
Linhas : 202, 301, 401, 507, 510, 511, 513, 601, 603, 5600.






Como vocês poderão ver o sistema seria dividido em 5 categorias.
O sistema de prefixo seria o mesmo utilizado atualmente, acrescentando apenas o número que identificaria a sua divisão, como exemplo:

07171 , passaria à ser 1.07171, pois o código 1, seria o sistema ESTRUTURAL
0816 , passaria à ser 2.0816, código 2 pertenceria ao sistema PERIMENTRAL
0910, seria 3.0910, pois o código 3, seria do sistema RADIAL
06028, passaria à ser 4.06028, número 4, sistema ALIMENTADOR
08201, seria 5.08201, pois o 5 faria referência ao sistema OPCIONAL

Os ônibus teriam que possuir, abaixo da janela do motorista, às informações de ano de Fabricação e o mês e ano de Início de Operação.
O embarque pela dianteira, além de ser mais seguro é mais eficaz, pois o passageiro está aos olhos do motorista, evitando assim que ele saia sem ver quem está à subir.
Já o desembarque teria a vista do cobrador, pois no sentido de frente as portas, ele vê amplamente que ainda está à descer.

Os novos carros, teriam que cumprir as seguintes exigências:

Elevador para deficientes fisicos;
Itinerário em Led's ,para melhor visualização;
Itinerário auxiliar frontal e lateral.
Câmera de monitoramento 24hrs, para melhor segurança;
GPS;
Deveriam ser implantado nos terminais de Integração e via internet, programa para saber a hora que o veículo de determinada linha irá passar onde você estar;
Veículos alcochoados;
A Frota, deveria ter idade média de 3,5 anos (padrões,alongados,micros e micrões) e 5 anos para articulados;
Mudanças no itinerário dos ônibus, deveriam conter mais informações onde a linha trafega com seus principais pontos, para melhor entendimento para as pessoas que vem de outras cidades.


Mas, como tudo isso é um projeto fictício, está ai para vocês verem a minha perspectiva do que poderia mudar em curto prazo de tempo, o Transporte Coletivo de João Pessoa.

Agradeço à todos que leram a postagem de hoje, espero que comentem o que acharam e o que também poderia ser implementado !

Contribuição: Josivandro Avelar
Texto, Desenhos e Layout : Lucas Rodrigues

5 comentários:

  1. Quem nos dera um sistema assim, com exigências e imposições às empresas, que atualmente e possivelmente para sempre continuarão a fazer o que bem ou mal entendem.

    O sistema baseado no SEI de Recife seria excelente. Principalmente interligando de verdade todas as cidades da região metropolitana, inclusive, por que não, algumas do interior. Na região metropolitana do Recife dá certo e muito, por que em JPA também não daria?!

    Quem em Recife se passa para usar um alternativo, quando uma pessoa pode pagar a partir de R$ 1,60 para ir para qualquer lugar da região. E mesmo que alguém se passe pra isso, qual carro particular vai querer andar tanto para transportar alguém só por R$ 1,60... não pagaria nem o Gás Natural Veicular.

    Por isso que na RMR não tem transporte clandestino, felizmente!!!

    Parabéns pela criação, quem dera para todos isso fosse pra frente na vida real mesmo.

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  2. Muito interessante, quem dera aqui em João Pessoa fosse assim!

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  3. Pena que agora a divisão das empresas em consórcios matou essa idéia.

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  4. Cara, entra em contato comigo, pois também tenho uma opinião para o transporte e quero debater assuntos em questão pra melhorar tanto o seu como o meu. glauberpalmer@hotmail.com valeu!!!

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  5. o seu sistema achei muito legal pois sou apaixonado por onibus ROBERTO-81647737. 22/03/2013

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